quarta-feira, 4 de maio de 2011

Preconceito Religioso



Intolerância religiosa é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosas de terceiros. Poderá ter origem nas próprias crenças religiosas de alguém ou ser motivada pela intolerância contra as crenças e práticas religiosas de outrem. A intolerância religiosa pode resultar em perseguição religiosa e ambas têm sido comuns através da história. A maioria dos grupos religiosos já passou por tal situação numa época ou noutra

Perseguição religiosa

A perseguição religiosa, que constitui um caso extremo de intolerância, consiste no maltrato persistente que um grupo dirige a outro grupo ou a um indivíduo devido à sua afiliação religiosa. Usualmente, a perseguição desta natureza floresce devido à ausência de tolerância religiosa, liberdade de religião e pluralismo religioso.
Perseguição, neste contexto, pode referir-se a prisões ilegais, espancamentos, torturas, execução injustificada, negação de benefícios e de direitos e liberdades civis. Pode também implicar em confisco de bens e destruição de propriedades, ou incitamento ao ódio, entre outras coisas.

Perseguição na Antigüidade

Um exemplo de intolerância religiosa na Antigüidade, é a perseguição dos primeiros cristãos pelos judeus e pagãos (posteriormente, os cristãos usariam métodos semelhantes contra seus antigos perseguidores).


 pt.wikipedia.org/wiki/Intolerância_religiosa

2 comentários:

  1. Muitas pessoas tem preconceito com religião..vamos evitar esse preconceito.Cada um tem direito de escolher sua religiao.Diga não ao preconceito.

    ResponderExcluir
  2. esse assunto só me lembra uma frase de um blog ateu,"Vc não acredita no Deus dos outros nem eu" não se pode obrigar ng a acreditar no que quer que seja, devemos respeitar as escolhas de todos

    ResponderExcluir